Avaliação Ambiental Preliminar

A Avaliação Preliminar é a etapa inicial para coleta de informações e identificação de indícios de passivo ambiental.

Avaliação Preliminar

A Avaliação Preliminar é o início do processo de avaliação ambiental de uma área que é ou foi utilizada para atividades que possibilitam ou possibilitaram a contaminação do solo e água subterrânea a partir do uso de substâncias que causam impactos ao meio ambiente e outros bens de proteção como a saúde do homem.

Preencha os campos e o Consultor AIS entra em contato!





    Preencha os campos e o Consultor AIS entra em contato!



      Atendimento

      A Avaliação Ambiental Preliminar geralmente atende as demandas dos órgãos ambientais competentes outras solicitações, como:

      Como é realizada a Avaliação Preliminar

      Nesta etapa são reunidas informações quanto ao uso histórico e atual da área de estudo que servirão de base para orientar as próximas etapas do processo de avaliação, caso necessário.

      O resultado deste estudo é o Modelo Conceitual 1 (MCA 1) onde é apresentado um resumo de todas a informações levantadas sobre o uso da área e os caminhos que levaram a suspeitar que o solo e a água subterrânea da área estão contaminados ou não.

      Por isso, é importante que seja disponibilizado nesse momento da avaliação ambiental qualquer documento que sirva para diminuir as incertezas em relação as questões a serem respondidas, conforme as normas e diretrizes ambientais em vigor, no momento da avaliação.

      Resultados da Avaliação Preliminar

      A partir do Modelo Conceitual 1 (MCA 1) será avaliado a necessidade ou não da continuidade do processo de avaliação ambiental para o local, podendo haver dois caminhos.

      O primeiro que finalizará o processo, uma vez que ainda na etapa de Avaliação Preliminar não identificou nenhum fato que levou a suspeita de contaminação do local, eliminado nesse momento a necessidade de passar para a próxima etapa de avaliação.

      Caso seja identificado historicamente algum ponto que indicou a possibilidade de existência de área contaminada (solo e/ou água subterrânea) será necessária a continuidade no processo, seguindo para Investigação Confirmatória.

      Tenha uma Avaliação Ambiental eficiente e com atendimento dos prazos