Investigação Confirmatória

A Investigação Confirmatória é a etapa de amostragem de solo e água subterrânea para confirmar ou não o passivo ambiental.

A Investigação Confirmatória é a segunda etapa do processo de avaliação ambiental, caso a Avaliação Preliminar tenha identificado no histórico da área a possibilidade de contaminação do solo e/ou água subterrânea. Por consequência, há necessidade de confirmar se há existência de contaminação nos meios físicos em questão.

Preencha os campos e o Consultor AIS entra em contato!





    Preencha os campos e o Consultor AIS entra em contato!



      Atendimento

      O laudo de Investigação Confirmatória atende as solicitações de órgãos ambientais competentes, como:

      Como é realizada a Investigação Confirmatória

      O projeto de Investigação Confirmatória acontece na área em avaliação e com base no Modelo Conceitual 2 (MCA 2), são estabelecidos os locais onde serão executadas as sondagens ambientais para coleta de amostras solo e instalados poços de monitoramento para coleta de amostras de água subterrânea.

      Em alguns casos específicos, também pode ser necessário avaliar as condições da qualidade do ar em espaços fechados como áreas de escritório, refeitórios, entre outros.

      Quantidade de Amostras de Solo e Água Subterrânea

      A quantidade de sondagens e de poços de monitoramento, bem como a quantidade de amostras de solo e água subterrânea a serem coletadas, as substâncias químicas de interesse (SQI) que serão avaliadas e as técnicas que aplicadas para execução destes trabalhos, não seguem um padrão para todas as áreas.

      As quantidades são definidas em função da particularidade de cada área de estudo, portanto, um bom conhecimento sobre a história do local e a colaboração do responsável pela mesma para o desenvolvimento dos trabalhos é de grande importância para redução de custos e obtenção dos benefícios que uma boa Investigação Ambiental trará para o processo em andamento.

      Avaliação das Amostras de Solo e Água Subterrânea

      Para estabelecer o Modelo Conceitual 2 (MCA 2), é necessário fazer a avaliação das amostras de solo e água subterrânea coletadas.

      Para isso, as amostras são enviadas a laboratórios contratados que fazem as análises especificadas no plano de investigação e disponibilizam em forma de laudos técnicos onde estarão os resultados analíticos obtidos para cada substância avaliada, dado em concentração.

      Os resultados podem indicar a quantificação ou não de uma ou mais substâncias e em caso de detecção a concentração é comparada com os valores de referências definidos segundo a legislação ambiental em vigor.

      Resultados

      O produto deste estudo é o Modelo Conceitual 2 (MCA 2), com informações mais refinadas que respondem as incertezas levantadas na Avaliação Preliminar, ou pelo menos parte delas.

      Neste momento é possível explicar com mais detalhes o caminho percorrido pela contaminação desde a sua fonte inicial chamada de “fonte primária”, que pode ser o vazamento de óleo de uma máquina, a disposição incorreta de um resíduo perigoso, por exemplo, e o comportamento da substância ou produto quando em contato com o solo e água subterrânea chamado de “fonte secundária”, os mecanismos de como tudo isso é liberado e o transportado até os receptores humanos como trabalhadores e residentes e outros bens a proteger como um corpo de água superficial, a exemplo de um rio.

      Conclusão

      Os resultados da Investigação Confirmatória serão conduzidos a duas alternativas:

      1. Quando as concentrações das substâncias avaliadas não forem quantificadas ou então forem quantificadas em concentrações inferiores aos valores de referência, o estudo é concluído, sem a necessidade de continuar o processo de investigação ambiental.
      2. Se as concentrações obtidas estão superiores aos valores de referência, indicando presença de contaminação no meio investigado é necessária a continuidade no processo, partindo para Investigação Detalhada.

      Faça uma Investigação Confirmatória eficiente e com atendimento dos prazos