Remediação Ambiental

A remediação ambiental são técnicas de tratamento, contenção ou isolamento para uma área contaminada.

A remediação ambiental ou remediação de áreas contaminadas, é a etapa na qual são aplicadas técnicas de tratamento, contenção ou isolamento para uma área classificada como contaminada (AC) e faz parte do processo “Reabilitação” ou “Reutilização” desta área.

Preencha os campos e o Consultor AIS entra em contato!





    Preencha os campos e o Consultor AIS entra em contato!



      O que fazer antes da Remediação Ambiental

      É importante destacar que para reabilitação ou reutilização de uma área contaminada, todas as etapas anteriores do gerenciamento de áreas contaminadas (GAC) devem ter sido desenvolvidas proporcionando o mapeamento das plumas de contaminação em plano tridimensional com a identificação de todos os receptores expostos e as metas tanto para reabilitação ou reutilização bem definidas.

      Todo este contexto, deve estar compilado no plano de intervenção, o qual orientará em função do objetivo de uso da área e seus receptores, qual o melhor caminho a seguir para alcançar o objetivo proposto e é neste momento que a remediação ambiental pode ser uma opção para reabilitar a área em questão.

      Quando fazer a Remediação Ambiental

      A remediação de áreas contaminadas será solicitada pelos órgãos ambientais competentes, como:

      • Solicitações CETESB (Convocação da Resolução SMA nº 11), também obtenção e renovação de licenças ambientais;
      • Comunique-se do DECONT, como estudo de investigação ambiental e laudo técnico;
      • Procedimento para MEDIDAS EMERGÊNCIAIS.

      Tipos de Remediação Ambiental

      A remediação do solo e a remediação da água subterrânea será aplicada quando pretende-se reduzir ou extinguir a massa de contaminantes na área fonte, ou seja, no foco da contaminação, bem como para prevenir a propagação do contaminante no meio. Para isto, diversas tipos de técnicas de remediação podem ser aplicadas, como:

      • Remediação química
      • Remediação biológica
      • Remediação térmica
      • Entre outras

      Para definir o tipo de remediação ideal para uma área contaminada deve-se seguir com o estudo “Investigação para Remediação”, que estará previsto no plano de intervenção proposto para a Reabilitação ou Reutilização da área contaminada.

      Investigação para Remediação

      Na Investigação para Remediação serão coletados dados específicos do meio físico da área em questão associados a teste pilotos que são feitos na própria área, testes de bancadas que são feitos em laboratório, aplicando pelo menos 02 metodologias pré-definidas no plano de intervenção com base nas características físicas do local, objetivo da reabilitação e tipo de contaminante presente no local.

      Projeto Executivo do Sistema de Remediação

      Definida a técnica adequada para a remediação da área contaminada, deve-se elaborar o Projeto Executivo do Sistema de Remediação, posteriormente haverá a necessidade de apresentar um relatório técnico de instalação do sistema aplicado, bem como relatórios periódicos com resultados do desempenho do sistema de remediação e após atingimento das metas propostas relatórios periódicos de monitoramento para encerramento do caso.

      Termo de Reabilitação para Uso Declarado

      A área será reabilitada para o Uso Declarado pelo órgão competente, quando os objetivos do plano de intervenção e monitoramento para encerramento forem alcançados e nesse momento será emitido o Termo de Reabilitação para o Uso Declarado.

      Se identificada a ineficiência no sistema de remediação aplicado, no monitoramento para encerramento, o plano de intervenção deve ser reavaliado.

      Tenha uma Remediação Ambiental eficiente e com atendimento dos prazos