Monitoramento Ambiental

O Monitoramento Ambiental avalia a qualidade do solo e da água subterrânea em um determinado intervalo de tempo.

O monitoramento ambiental pode ser necessário em diferentes fases no processo de avaliação ambiental de uma área com potencial de contaminação (AP) ou uma área contaminada (AC).

Para estes fins é aplicado para avaliar a qualidade ambiental dos meios físicos solo e água subterrânea e água superficial, seja de forma preventiva ou para avaliar o desempenho de medidas de engenharia, medidas de controle institucional, medidas de remediação e para o encerramento do gerenciamento ambiental de uma área, seja para Reabilitação ou para Reutilização.

Preencha os campos e o Consultor AIS entra em contato!





    Preencha os campos e o Consultor AIS entra em contato!



      Monitoramento Ambiental do Solo

      O monitoramento ambiental de solo é feito a partir da coleta de amostras de solo com base no objetivo proposto para o monitoramento que influenciara na escolha da técnica de coleta. Normalmente os solos são coletados através de liner descartáveis cravados a partir de sondagens manuais ou mecanizadas.

      Monitoramento de Águas Subterrâneas

      O monitoramento de águas subterrâneas segue a mesma premissa do monitoramento do solo, entretanto, a água subterrânea é coletada a partir de poços de monitoramento instalados na área em questão, por diferentes tipos de técnicas de amostragem, como:

      • Amostragem de água subterrânea por baixa vazão;
      • Amostragem de água subterrânea por purga mínima;
      • Amostragem de água subterrânea com bailer.

      Para o monitoramento ambiental de água superficial também há técnicas específicas, que dependerá muito de onde o corpo de água se insere, suas características e objetivo do monitoramento.

      Coleta e Análise de Solo e/ou Água Subterrânea

      A quantidade de amostras de solo, amostras de água subterrânea, pontos de coleta de água superficial, as substâncias químicas de interesse “SQI” que serão avaliadas e as técnicas aplicadas para execução destes trabalhos, não segue um padrão para todas as áreas, são definidos em função da particularidade de cada uma.

      Em geral as amostras são enviadas a laboratórios que fazem as análises especificadas no plano de monitoramento ambiental e disponibilizam em forma de laudos técnicos os resultados analíticos obtidos para cada substância avaliada.

      Resultados

      Os resultados analíticos obtidos serão avaliados de acordo com o objetivo do monitoramento ambiental.

      No monitoramento preventivo, é utilizado como base para avaliação da qualidade ambiental do solo e água subterrânea os valores de referência segundo as legislações ambientais vigentes.

      No caso de monitoramentos para encerramento, seu uso serve de base para avaliação as metas estabelecidas para reabilitação e reutilização de áreas contaminadas.

      Tenha um Monitoramento Ambiental eficiente e com atendimento dos prazos